Guarda Municipal de Curitiba, nova gestão e nova reestruturação.

 Na imagem, o inspetor GM Odgar Nunes Cardoso, diretor da Guarda Municipal de Curitiba e o secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.  Foto:Joel Rocha/SMCS
A Guarda Municipal passou por uma reestruturação emergencial neste início do ano. A nova diretoria nomeada pelo prefeito Rafael Greca fez um replanejamento e o resultado já pode ser notado nas ruas: mais guardas voltaram aos locais com grande movimentação de pessoas, como as ruas da região central, bairros, parques e praças.
“Nossa presença será mais constante na cidade. Agora, neste início de gestão, vamos sacrificar um pouco a parte administrativa, fazer mais com menos, para ter efetivo maior de guardas nas ruas”, explicou o secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski.
Nesta semana, 42 guardas municipais que estavam em desvio da atividade-fim - ou seja, fazendo trabalhos administrativos - retornaram às ruas. Nos próximos 60 dias, 100 guardas municipais deverão ter retornado aos trabalhos nas ruas.
“A população vai voltar a ver os guardas municipais nas ruas. Serão feitas rondas ostensivas da Guarda Municipal. Nossa atuação será integrada com as demais forças de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal”, explicou Mikalovski.
Ação imediata
Um dos locais que já conta com reforço do trabalho da Guarda Municipal é o Parque Náutico, no Boqueirão. “Temos também uma viatura para fazer rondas pelo parque, das 13h à 1h da madrugada, todos os dias”, explicou o inspetor Odgar Nunes Cardoso, diretor da Guarda Municipal.
Ruas do Centro, da Praça Tiradentes e do Setor Histórico também já receberam reforço do patrulhamento da Guarda Municipal. Acyr Vianna, 92 anos, percebeu a diferença, nesta sexta-feira (6), na Rua XV de Novembro.
“É sempre bom ter reforço da segurança aqui no Centro. Às vezes tem muito malandro circulando e só a presença da Guarda Municipal e da polícia já evita a ação dos bandidos”, afirmou Vianna, morador do Jardim Los Angeles, que vai passear todos os dias na Boca Maldita.
Efetivo
Atualmente a Guarda Municipal conta com 1.356 guardas no efetivo. A meta da secretaria é convocar, até o fim do ano, mais 600 guardas aprovados no último concurso feito pela Prefeitura.
Currículo
O novo secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski, é delegado da Polícia Federal - Classe Especial, mestre em Direito, professor, autor, articulista, palestrante e colunista, especialista em Ciências Criminais e Segurança Pública.
Trabalhou como Oficial da Polícia Militar do Paraná por 12 anos. Aos 29 anos, foi aprovado no concurso de delegado da Polícia Federal.
Com um grupo de pesquisadores fundou, em 2011, o Núcleo de Pesquisa em Segurança Pública e Privada, por onde já passaram quase 1.000 alunos. Em 2014, assumiu a presidência do Sindicato dos Delegados da Polícia Federal no Paraná. Também é diretor na Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal e coordenador-geral do Núcleo de Pesquisa de Segurança Pública e Privada.
Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-guarda-municipal-fortalece-a-seguranca-nas-ruas-e-nos-parques/26061

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: