Convocação de guardas municipais vai ficar abaixo do esperado em Curitiba

A convocação de novos guardas municipais para Curitiba deve ficar abaixo do esperado para este primeiro semestre. Após prometer chamar 160 agentes aprovados em concurso público de junho de 2015, a gestão do prefeito Rafael Greca (PMN) voltou atrás nesta terça-feira (14) e definiu que devem ser chamados apenas 60 candidatos. Em janeiro, Greca chegou a dizer que, até o final do ano, 600 novos guardas municipais seriam convocados pela prefeitura. Até o momento, não houve chamamentos.

O anúncio dos 160 guardas surgiu após a página pessoal do prefeito no Facebook ser inundada de perguntas sobre o concurso. Na ocasião, Greca havia publicado um post informando sobre a presença da Guarda em todos os parques da cidade. “Dia 13 vamos chamar 160 GMs se a lei permitir”, respondeu ele em um dos questionamentos.

Mais tarde, questionado se havia desistido das nomeações, Greca explicou que depende de orçamento para seguir adiante com o planejamento. “Não estou desistindo. Vamos chamar quando pudermos pagar atentos à Constituição Federal. (...) Não adianta prometer e não poder pagar. (...) O Serviço Público não tem futuro com insolvência e desequilíbrio fiscal. Não quero aqui o que houve no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul”, escreveu ele na rede social. 

Procurada pela reportagem, a assessoria do prefeito informou que serão chamados 60 aprovados, embora não haja ainda previsão de quando isso deve ocorrer. O processo deve ser retomado “conforme as finanças do município forem sendo equilibradas”. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, pasta responsável pela guarda, esses profissionais serão alocados igualitariamente nas dez regionais da cidade. 

O concurso público para contratação de 400 guardas municipais foi lançado durante a gestão Gustavo Fruet. No final do mandato, em dezembro, Fruet divulgou que convocaria 106 aprovados. Mas a atual gestão e o Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc) afirmam que nenhum aprovado chegou a ser convocado.

A diretora financeira da Sigmuc, Rejane Soldani, avalia que a contratação de 60 ou até mesmo 160 profissionais não irá suprir significativamente o atual déficit de guardas da cidade. O sindicato estima que seria necessário um efetivo de três mil profissionais de acordo com a população da cidade. Hoje há metade disso nas ruas. “Mesmo que fossem chamados os 400 previstos no edital desse concurso não seriam suficientes”, sustenta. 

Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/convocacao-de-guardas-municipais-vai-ficar-abaixo-do-esperado-em-curitiba-bbw6yjzzup2y6gy9ov92kdu3vhttp://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/convocacao-de-guardas-municipais-vai-ficar-abaixo-do-esperado-em-curitiba-bbw6yjzzup2y6gy9ov92kdu3v

25 comentários:

  1. Gostaria de saber que tipo de relação amistosa a prefeitura de Curitiba busca ter com os aprovados no concurso, fazendo este tipo de patifaria, como se os aprovados não precisassem pagar as contas e comprar comida para por na mesa.
    E ficam com desculpinha sendo que Curitiba nem no vermelho não está.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, estou sem entender uma coisa, na primeira chamada foram 100 mas faltaram 22 se não me engano, ou seja restaram 78 convocados da primeira chamada - agora serão mais 60, isto é 78 da primeira chamada mais 60 agora na gestão Greca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta cara
      Também estou muito confuso com isso

      Excluir
    2. Até o momento chamaram apenas os 100 e depois mais 1 PNE. segue o link para acompanharem as convocações, http://gol.curitiba.pr.gov.br/concurso/frmConsConcursoExterno.aspx?numero=2&ano=2015&entidade=0&tipo=0&grupo=1

      Excluir
    3. Hoje tem 84 aptos com exames admissional, falta sair a confirmação oficial dos exames. E também a documentação(faltante)que poderá ser entregue até o dia anterior a nomeação. (O que pode eliminar alguns)
      Destes 84 querem chamar 60, deixando 24 aptos de fora. O exame toxicológico está programado para ser entregue após nomeação. Quem reprovar no toxicológico será exonerado e essas vagas não serão completadas nessa formação. Ex: Dos 60 nomeados, se 5 reprovarem no toxicológico, a formação será feita por 55.

      Excluir
  3. Bom dia a todos, quanto ao prazo de validade desse concurso da GM que é de dois anos podendo ser prorrogado por mais dois, algúem sabe informar se já está correndo o prazo desde o o "RESULTADO CLASSIFICATÓRIO FINAL" que foi divulgado no dia 12/02/2106 às 18:00 horas? Ao meu ver, me corrijam se estiver enganado, o prazo de validade terá início na data da homologação do resultado final do concurso público.

    ResponderExcluir
  4. Foi dia 04/03/2016,saiu no diário oficial do município.

    ResponderExcluir
  5. Alguem pode me adc em algum gupo de watssap 41999014632

    ResponderExcluir
  6. A homologação do resultado final não é após a formação na academia da primeira turma apta a exercer a função, assim a validade do concurso começa a valer dali, não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não .o concurso já foi homologado vai fazer dois anos

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Olá Reginaldo, preciso de sua ajuda se for possível. Eu passei no concurso em 2015 nas não sei se fui convocada pois na mesma época perdi meu cell tbm meu e- mail! Como faço pra descobrir se fui chamada??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilmara Ferreira Lopes, este e k link para voce ver os editais que saíram incluimdo o de convocação, se precisar de mais ajuda so perguntar.

      http://gol.curitiba.pr.gov.br/concurso/frmConsConcursoExterno.aspx?
      numero=2&ano=2015&entidade=0&tipo=0&grupo=1

      Excluir
  8. Vish desculpem os erros de português pessoal

    ResponderExcluir
  9. Bom dia pessoal, alguma novidade acerca do concurso? Está preocupante a situação haem...

    ResponderExcluir
  10. Reginaldo, você que está inserido neste contexto político,ou seja, mais próximo daqueles que podem dar uma explicação melhor e alimentar nossas esperanças, não sabe dizer o desfecho que se dará?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  11. http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/prefeitura-quer-suspender-planos-de-carreira-e-mudar-data-base-de-servidores/#comments
    Gente vejam este link
    Posso estar errado
    Mas ao que me parece, além de estarem querendo aprovar na cara dura não chamar os aprovados no concurso, ainda querem acabar com a gratificação de risco reduzindo drasticamente o salário de guardas municipais atuais e os que ainda tomarão posse
    Repetindo posso ter interpretado errado, portanto vejam e comentem por favor.

    ResponderExcluir
  12. http://www.tribunapr.com.br/noticias/curitiba-regiao/prefeitura-quer-suspender-planos-de-carreira-e-mudar-data-base-de-servidores/#comments
    Gente vejam este link
    Posso estar errado
    Mas ao que me parece, além de estarem querendo aprovar na cara dura não chamar os aprovados no concurso, ainda querem acabar com a gratificação de risco reduzindo drasticamente o salário de guardas municipais atuais e os que ainda tomarão posse
    Repetindo posso ter interpretado errado, portanto vejam e comentem por favor.

    ResponderExcluir
  13. Nenhum dos aprovados está mendigando !! Só queremos o cumprimento das promessas !! Dois anos se passaram e as autoridades mostraram um total desrespeito aos que passaram pela rigorosa bateria de avaliações !!

    ResponderExcluir
  14. Complicado é não ter como pressionar os responsáveis para que o processo se fimalize logo

    ResponderExcluir
  15. Pessoal o que acham de juntarmos uma turma e irmos tentar falar com nosso prefeito?
    Alguém aí poderia fazer um grupo no watsap-sugiro o nome "GMs aprovados e não contratados"
    Fica a idéia aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa idéia, o problema é conseguirmos a atenção do prefeito;
      Mas a união faz a força.

      Excluir

PARTICIPE, DEIXE SEU COMENTÁRIO

Concurso para Guarda Municipal de Curitiba, Clique logo abaixo: